+55 11 9 9669 9117 contato@betefarias.com.br

Em tempos de trabalho em home office, aprender a lidar com as distrações não é só importante. É essencial para ter produtividade.

E se você chegou até esse artigo, provavelmente vai reconhecer essa situação: algo muito importante está sob sua responsabilidade, o prazo de entrega está cada vez mais próximo, mas você não consegue executar a tarefa e fica cada vez mais ansioso por conta da data.

Descrevi a história da sua vida?

Então saiba que fazer com que as atividades sejam executadas com muito mais eficácia e produtividade é possível sim. Embora muitos pensem ser normal estar sempre preocupado com prazos e urgência, a verdade é que há estratégias que ajudam a realizar as atividades de maneira mais leve.

E uma dela é aprender a lidar com as distrações. Você já deve ter passado por situações em que se propõe a realizar algo, mas parece que toda as outras coisas começam a “pular na sua frente” com uma etiqueta escrito IMPORTANTE. Ou simplesmente parece existir forças externas que lutam para tomar sua atenção.

Vamos aprender a lidar com isso?

Neste artigo você vai entender como se livrar das distrações e organizar de vez sua vida.

E para que seja mais fácil compreender este tema separei em tipos de cuidados que você pode ter para aumentar sua produtividade, e você vai ver no final que todas as mudanças estão ao seu alcance.

Cuide De Seu Ambiente

O seu ambiente influencia totalmente em como você vai produzir. Claro que isso depende de pessoa para pessoa. Algumas se sentem mais à vontade em ambientes estimulantes, enquanto outras preferem ambientes mais clean.

Independente do seu perfil, faça um checklist com tudo que costuma tirar seu foco e produtividade no trabalho.

É o telefone? O WhatsApp? E-mail? Vizinhos? Seus filhos não respeitam seu horário de trabalho no home office?

A dica aqui é trabalhar item a item, tentando progressivamente reduzir essas distrações. Vale a pena combiná-las por ordem de maior influência e ter atenção a essas que interferem mais. Um ambiente barulhento, por exemplo, vai se mais incômodo do que um telefone que toca esporadicamente.

A partir do que percebeu, tente organizar seu local de trabalho de modo a ser mais produtivo e menos propenso às distrações.

Veja bem, ficar longe da televisão, ou de corredores movimentados, ter cadeiras confortáveis e pessoas que não interrompam seu raciocínio são os pontos que você pode levar em consideração.

Quanto as pessoas, ainda é possível negociar os horários e avisá-las quando não puder ser interrompido, assim você conseguirá manter o foco por mais tempo e aumentar a produtividade.

Cuide De Seu Tempo

O segundo cuidado está relacionado a como é sua administração do tempo. Aqui podemos encontrar dois principais erros:

  1. Achar que pode realizar uma tarefa em um período que não condiz com a exigência e detalhes da tarefa;
  2. Pensar que dá para se manter realizando um trabalho por horas a fio sem fazer pausas.

Para evitar isso organize quanto tempo você precisa para desempenhar cada atividade e depois verifique se o tempo foi realmente suficiente. Assim, você identificar ajustes necessários e consegue criar um planejamento mais específico.

Uma das estratégias, que inclusive é utilizada pelos estudantes de medicina, é o método Pomodoro.

Para conseguir se manter concentrado e produtivo, o método propõe que se trabalhe por 25 minutos e tire 5 minutos de pausa. Fazendo essa sequência por 5 vezes, na sexta se tira um descanso de 20 minutos.

A técnica também propõe que nossa concentração é como um músculo, por isso que é possível ir, aos poucos, aumentando o período de foco e pausa, até chegar em 50 minutos para 10.

Cuide De Seu Corpo E Mente

Lembre-se que seu corpo é um dos seus maiores aliados para se livrar de distrações e organizar de vez sua vida.

Se quer aprender como evitar os pensamentos que te levam a ações que te ajudam com sua organização pessoal, aposte na meditação.

Com essa prática diária você consegue, aos poucos, filtrar os pensamentos e entender qual o limiar de sua mente e de seu corpo. Além de trazer mais relaxamento e calma que ajudam a terminar os afazeres com menos ansiedade.

A prática de exercícios também é outro elemento que pode ser incorporado na sua rotina e vai influenciar positivamente em seus resultados.

Comece escolhendo um exercício que goste, para que seja menor a resistência para começar.

Os exercícios físicos além de melhorar a saúde e sistema imunológico, são bons para regular o sono e ter noites mais leves, que ajudam a nos tornar mais produtivos no dia seguinte.

Sem falar que a prática de esportes libera substâncias no nosso corpo que nos deixam mais felizes como serotonina e regula nosso sistema de recompensa que nos motiva a continuar trabalhando com entusiasmo.

Organize De Vez Sua Vida

Se livrar das distrações é estar um passo mais próximo de ser uma pessoa mais produtiva e conseguir atingir seus objetivos.

Contudo, sabemos que o caminho para o sucesso contempla outros aspectos que precisam de estratégia específicas como lidar com limitações, aprender a dizer não e organizar sua vida.

Agora que já sabe como se livrar das distrações, você pode contar com minha ajuda para organizar de vez sua vida.

Imagine só conseguir ter tempo para sua família, seu trabalho, seus amigos e continuar com resultados positivos.

A minha missão é justamente te ajudar a percorrer o caminho que te leve em direção aos seus sonhos.

Com a minha consultoria ajudo donos de pequenos negócios e profissionais liberais a ter clareza de seu propósito inabalável para finalmente encontrarem sentido no que fazem.

Quer saber mais? Fale comigo

Open chat
1
Olá, aqui é a Bete! Como posso te ajudar?

Clique no ícone abaixo para falar diretamente comigo.