+55 11 9 9669 9117 contato@betefarias.com.br

Não é o que acontece que determina como serão seus resultados, e sim a forma como você lida com o que acontece. Então, de verdade, não importa a situação que você está passando, por mais desafiadora que seja. O que importa é que, com organização é possível passar por tudo isso e ficar ainda mais forte e produtivo.

Neste contexto, é normal acreditar que pessoas de sucesso (como Bill Gates, por exemplo) creiam que são casos raros ou de talentos inatos. O caminho do sucesso, porém, não é tão simples quanto parece.

Existem inúmeros desafios; alguns previstos, outros não. E, de fato, não há receita para atingir seus objetivos. Mas há algumas estratégias que podem fazer parte de seu cotidiano e facilitar o processo.

Dois dos aspectos que fazem parte da rotina de qualquer pessoa de sucesso são ter organização e produtividade em tudo o que faz.

Geoff Woods, escritor e profissional do ramo de coach de empresas, nos lembra que, para ter melhores resultados, há pelo menos três elementos que precisam ser considerados: Mente, Tempo e Ambiente.

Por isso, começo este artigo com três perguntas:

  • Você sabe como trabalhar sua mente para ser mais produtivo?
  • Como seu tempo está influenciando em sua organização?
  • Como seu ambiente está conectado ao seu trabalho?

Para te ajudar a responder estas perguntas, neste artigo vou falar sobre os 7 princípios para ter mais organização e produtividade.

Leia também: Como Se Livrar De Distrações E Organizar De Vez Sua Vida

Como Trabalhar Sua Mente Para Ser Mais Produtivo?

A primeira esfera que merece atenção no ambiente de trabalho é a mente. Uma mente turbulenta e cansada não consegue se concentrar nas tarefas, tem problemas de produtividade e atrapalha até mesmo na realização de pequenas tarefas do dia-a-dia.

Em oposição, quem consegue fazer bom uso dela pode atingir bons níveis de desenvolvimento e realizar muito mais, mesmo dedicando menos tempo.

Como gosta de lembrar Carlos Cassau, viajante e palestrante que trabalha com o autoconhecimento, não podemos esquecer que a mente é uma ferramenta e, por isso, conseguimos aperfeiçoá-la e guia-la de acordo com nosso propósito.

1) Pare de ser multitarefa!

A primeira coisa que não te contaram sobre produtividade é que é impossível ser bom em realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

O nosso cérebro precisa manter o foco em uma tarefa para conseguir acessar e construir conexões neurais que resolvam um problema.

Quando você tenta fazer diversas coisas juntas é como se estivesse tentando engatar a marcha à ré com o carro em movimento! O prejuízo pode ser grande, como fundir o motor do veículo; no caso de nosso cérebro, vai causar estafa mental.

Isso mesmo! Tentar ser multitarefas pode fazer com que o resultado final seja pior. Então, mantenha as suas energias em apenas uma tarefa. E, depois de concluí-la, passe para a próxima. Simples assim.

Saiba mais sobre como ser produtivo e ter mais tempo para você

2) Sua biblioteca mental precisa de fôlego

Você já deve ter ouvido falar que nosso cérebro precisa do sono para organizar as nossas memórias do dia.

É por essa razão que o período de repouso é necessário. É dessa forma que nosso cérebro se desvincula dos desafios do cotidiano e reflete sobre eles. É um período no qual muitas pessoas descobrem como resolver questões, acordando com a solução no outro dia.

Pense em sua mente como uma biblioteca: durante o dia você recebe diversas informações diferentes e as empilha. E a noite é o momento que o bibliotecário tem para organizar essas informações e deixá-las com um acesso mais fácil quando houver necessidade de consultá-las.

Por isso, para ter mais organização e produtividade, ter uma boa noite de sono é fundamental.

3) Corpo e mente presente

Nosso cérebro sempre busca economizar energia. E faz isso “automatizando” as tarefas que fazemos com mais frequência.

Como quando você sair de casa e não se lembra de ter trancado a porta, volta e percebe que trancou. É nosso cérebro agindo por hábito.

Contudo, embora natural, precisamos tentar ao máximo minimizar esse processo e estar sempre presente, encarando cada atividade como se fosse a primeira vez que a estivéssemos realizando.

A razão é simples: no modo “automático” não mudamos hábitos, não percebemos erros nem nos sentimos vivendo.

Fica tudo nebuloso. Como no exemplo de trancar a porta. Já pensou se você se lembra disso já longe de casa? Vai ficar encucado o dia todo! Ou vai perder tempo voltando para ver se trancou.

Nesse ritmo, a vida passa que a gente nem vê. E daí ficamos com a impressão de que não estamos vivendo de verdade.

Como seu tempo influencia na sua organização?

Já falei aqui sobre como otimizar suas atividades e ter mais tempo. Nesta seção, vamos relembrar algumas estratégias e conhecer outras, dadas por Geoff Woods.

4) Tenha um plano para sua vida

O planejamento sempre vai fazer parte da rotina daqueles que querem ser profissionais de sucesso.

Quanto mais se planejar, maior será o nível de organização e produtividade no dia a dia. Para isso, é importante que tenha metas de médio e longo prazos, como comprar um carro ou uma casa. Mas também tenha objetivos a serem alcançados no mês, na semana e no dia.

Pode parecer pouco, mas na verdade ninguém alcança um objetivo da noite para o dia. É uma maratona cujo caminho é trilhado passo a passo.

Por essa razão, aprender a gostar da jornada é mais importante do que focar apenas no destino.

5) O mais importante primeiro

Aqui vale a pena lembrar que sempre haverá algo a ser feito. Não importa o quão diligente você seja: sempre existirão atividades a concluir. Sempre!

Por isso, é necessário organizar as coisas por ordem de relevância. Ainda vinculando ao item de planejamento, você deve finalizar as mais importantes do seu dia antes de fazer as secundárias.

6) Time Blocking

Um dos princípios essenciais para ter mais organização e produtividade de acordo com Geoff Woods é o “Time Blocking” – bloqueio de tempo.

O Time Blocking consiste em separar algumas horas em que você terá total atenção na atividade a ser feita.

Durante o “Time Blocking”, desligue seu aparelho celular, avise seus colegas de trabalho para não ser interrompido, procure um espaço tranquilo e sem muitas distrações.

Separe um período que seja suficiente para concluir suas tarefas ou avançá-las. Woods revela que profissionais que utilizam esse método conseguem melhorar sua produtividade em 50%.

Como seu ambiente está conectado ao seu trabalho?

7) Somente o necessário

No que diz respeito a organização de seu espaço de trabalho, tanto no que diz respeito ao ambiente concreto quanto ao virtual, o princípio é: apenas o que é necessário para seu trabalho.

Tenha em sua mesa apenas os materiais que são essenciais, como caneta, bloco de notas, notebook, por exemplo. Remova todo o resto! Muitas vezes perdemos tempo precioso apenas procurando coisas em meio a bagunça.

Isso vale para o computador. Tenha uma área de trabalho limpa (fundamental para o computador funcionar bem), pastas bem organizadas por assuntos e só programas estritamente necessários.

ORGANIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE

Não foi fácil para Bill Gates, nem será para você. Mas é totalmente possível!

Aplique esses 7 princípios essenciais para ter mais organização e produtividade e, com certeza, você conseguirá se organizar melhor e ter mais resultados, mesmo trabalhando a mesma coisa.

E conte sempre comigo! A minha consultoria tem como enfoque auxiliar donos de pequenos negócios e profissionais liberais a terem clareza de seu propósito inabalável. Assim não só encontram mais sentido no que fazem como aprender a produzir mais e melhor.

Quer saber mais? Fale comigo

Open chat
1
Olá, aqui é a Bete! Como posso te ajudar?

Clique no ícone abaixo para falar diretamente comigo.